O Quarto chinês

Este post foge um pouco daquilo que venho postando, recebo vários feedback de amigos e seguidores do blog que não são da área de tecnologia. Eles falam que acham interessante os assuntos que abordo,  mas que não entendem muita coisa, entendem que falo de produtividade, encontrar dados importantes, estatística, mas não entendem muito mais que isso. Neste post dou uma pausa no código. Vamos entender o passado e buscar prever o futuro?

Assim como eu, acredito que todo profissional que estuda a fundo Robótica e o universo da Inteligência Artificial e Machine Learning  já foi confrontado com a seguinte pergunta.

Quando a maquina será tão inteligente a ponto de substituir humanos?

Confesso que a primeira vez que me deparei com esta pergunta travei, e como todo aspirante a cientista fui pesquisar referências para embasar um julgamento próprio, busquei referências, artigos, ate me deparar com uma explicação que a principio parece bem interessante.

O quarto chinês




Imagine-se na seguinte situação:

Você ficará em uma sala onde receberá um papel com perguntas em chinês, nesta sala existe varias enciclopedias, dicionário de varias línguas, e até um telefone para você ligar para seus amigos que encontram-se na mesma situação que você.Seu trabalho e simplesmente responder estas perguntas.


No inicio as mensagem em chinês serão meros rabiscos pra você, mas com um pouco de esforço e tempo, em 2 meses você esterá bem evoluído, algumas respostas serão dadas até sem consultar seu rico acervo. Dentro de 5 anos acredito que podemos tirar todo seu acervo de pesquisa e mesmo assim você terá um desempenho muito bom.

Este pensamento foi construído pelo filosofo Jonh Searle em 1980 para contrapor o famoso teste Turing



O Teste Turing criado 30 anos antes do pensamento sobre o quarto chinês, em 1950 por Alan Turing.Este teste consiste em uma pessoa denominado interrogador  que através do computador faz algumas perguntas que são respondidas por 1 humano e 1 computador.Caso ao final do teste o interrogador não consiga afirmar quais respostas foram dada  pela IA e quais foram dadas pelo outro ser humano esta inteligência passou no teste Turing.

O teste só foi vencido por um computador em 2014, outro fato importante e que a definição de inteligência mudou muito entre 1950 e hoje, hoje a inteligência não esta ligado somente a respostas corretas. Comportamento pioneiro, atitudes inovadoras, analises de fatos e julgamento correto através de indícios também definem um ser inteligente.

Considero provado momentaneamente que a máquina não irá substituir o homem, o que atualmente ocorre e uma extinção de funções que podem ser ocupadas pelo computador do quarto chinês. Quando falamos em maquinas substituindo homens, todos pensam em sub funções como porteiro, segurança, atendentes, motoristas e etc. Mas lembre-se do quarto chines, os computadores poderão responder qualquer pergunta eles serão ANALISTAS E ESPECIALISTAS, sugiro que tomem cuidado com a escolha e o andamento de suas carreiras pois Analistas de Investimentos, Contadores, Jornalistas, RH, Advogados e até mesmo eu que sou Engenheiro de software, todas estas atividades dentro de 10 a 15 anos já poderão ser tranquilamente trocados por Computadores que não precisam de férias, salários, não tem stress familiar e varias outras variáveis que influenciam na produtividade.

Mas não se desespere pois o que irá morrer não são profissões, e a forma de trabalho atual, o mercado sempre estará aberto para aquele que inova e cria novas soluções para problemas dentro da sua especialidade, cabe a cada um tomar conhecimento destas informações e sair a frente. 

A um tempo atrás um vídeo me chamou a atenção deixo o vídeo para todos refletirem sobre o seu comportamento, como fomos acostumados pela escola a não errar, aqueles que respondem mais perguntas certas passavam, tudo isso criou adultos que simplesmente tem medo de errar, medo de inovar, estes profissionais sim devem ter bastante medo dos próximos anos,
Fica o vídeo para reflexão.