Quanto mais informações
temos dos nossos concorrentes, mais temos chance de antecipar ações e
direcionar estratégias internas da nossa empresa. Com a popularização das redes
sociais, este ambiente se tornou um local fértil de análise, o problema e como
fazer isso de uma forma rápida e produtiva?
Monitorar a relação dos concorrentes com seus clientes e uma forma eficaz de traçar estratégias, mensurar o impacto de uma ação do concorrente por exemplo, entender quais assuntos geram mais engajamento, quais assuntos não atingem a popularidade desejada, são vários os benefícios de uma análise de rede social.
Fazer isso de forma manual, analisando post a post torna-se improdutivo e pouco efetivo, visto que as redes são dinâmicas e interativas.
Neste post vou ensinar a fazer a analise dos sentimentos do Facebook
Vamos usar mais uma vez a aplicação netvizz, desta vez vamos usar o link page posts , ja vimos como descobrimos o ID de uma pagina no post sobre grafos, para nosso exemplo, vamos fazer uma analise dos sentimentos na pagina das casas Bahia.Monitorar a relação dos concorrentes com seus clientes e uma forma eficaz de traçar estratégias, mensurar o impacto de uma ação do concorrente por exemplo, entender quais assuntos geram mais engajamento, quais assuntos não atingem a popularidade desejada, são vários os benefícios de uma análise de rede social.
Fazer isso de forma manual, analisando post a post torna-se improdutivo e pouco efetivo, visto que as redes são dinâmicas e interativas.
Neste post vou ensinar a fazer a analise dos sentimentos do Facebook
No page post do netvizz configuro as informações acima para obter todos os posts e interações do mês de dezembro de 2018 na pagina.
Apos alguns minutos, ele retorna 2 gráficos, podemos perceber um gráfico de dispersão bem interessante que relaciona Quantidade de comentários e Quantidade de reações, la em cima vemos a quantidade de posts do periodo = 16, comentários =6037 e reações = 8917, vamos baixar o arquivo zipado no final da pagina para uma analise mais apurada.
Dentro do zip teremos 3 arquivos com extensão .tab, pra facilitar. vou usar o Excel para manipular o arquivo fullstats.tab
Dei uma pequena formatada no arquivo e ocultei algumas colunas irrelevantes para nossa analise.
vamos dar uma olhada nos rótulos das colunas para entender quais dados são coletados pelo netvizz
Culuna D = link da postagem
Culuna E = Texto da postagem
Culuna M = Curtidas da postagem
Culuna N = Comentários da postagem
Culuna O = Reações da postagem
Culuna P = Compartilhamento da postagem
Culuna Q = Engajamento da postagem
Culuna R = Comentários respondidos da postagem
Culuna S = Comentário base da postagem
Culuna T = Comentários Replicados da postagem
Culuna U = Curtidas no comentário da Postagem
Culuna V =Figurinha Coração
Culuna W =Figurinha Ho Ho
Culuna X =Figurinha Risada
Culuna Y =Figurinha Triste
Culuna Z =Figurinha Raiva
Culuna AA =Figurinha Flor.
A parti deste relatório podemos buscar as postagens mais relevantes dentro de alguns parâmetros.
Vamos buscar as postagens com maior numero de curtidas em dezembro de 2018
Coluna M likes_count , seleciono as 2 postagens mais curtidas, uma com 1969 curtidas e outro com 1019 curtidas
Tivemos então como postagem mais curtida uma Video sobre refugiados.
Vamos agora repetir o processo para outro concorrente, a Ricardo Eletro
Temos uma pagina com mais postagens, e bem menos comentários e reações.
após baixar o arquivo zipado no final da pagina, vamos abrir o arquivo fullstats.tab e filtrar pelas postagens mais comentadas.
temos uma postagem sobre uma promoção de piscina.
Podemos fazer varias descobertas interessantes, analisando reações, engajamentos, curtidas e etc.
desta forma podemos mapear as estrategias que estão dando certo ou errado para tomar decisões referente a paginas que administramos.