Espionando redes sociais da concorrência

Quanto mais informações temos dos nossos concorrentes, mais temos chance de antecipar ações e direcionar estratégias internas da nossa empresa. Com a popularização das redes sociais, este ambiente se tornou um local fértil de análise, o problema e como fazer isso de uma forma rápida e produtiva?
Monitorar a relação dos concorrentes com seus clientes e uma forma eficaz de traçar estratégias, mensurar o impacto de uma ação do concorrente por exemplo, entender quais assuntos geram mais engajamento, quais assuntos não atingem a popularidade desejada, são vários os benefícios de uma análise de rede social.
Fazer isso de forma manual, analisando post a post torna-se improdutivo e pouco efetivo, visto que as redes são dinâmicas e interativas.
Neste post vou ensinar a fazer a analise dos sentimentos do Facebook
Vamos usar mais uma vez a aplicação netvizz, desta vez vamos usar o link page posts , ja vimos como descobrimos o ID de uma pagina no post sobre grafos, para nosso exemplo, vamos fazer uma analise dos sentimentos na pagina das casas Bahia.

No page post do netvizz configuro as informações acima para obter todos os posts e interações do mês de dezembro de 2018 na pagina.


Apos alguns minutos, ele retorna 2 gráficos, podemos perceber um gráfico de dispersão bem interessante que relaciona Quantidade de comentários e Quantidade de reações, la em cima vemos a quantidade de posts do periodo = 16, comentários =6037 e reações = 8917, vamos baixar o arquivo zipado no final da pagina para uma analise mais apurada.
Dentro do zip teremos 3 arquivos com extensão .tab, pra facilitar. vou usar o Excel para manipular o arquivo fullstats.tab



Dei uma pequena formatada no arquivo e ocultei algumas colunas irrelevantes para nossa analise.
vamos dar uma olhada nos rótulos das colunas para entender quais dados são coletados pelo netvizz

Culuna D = link da postagem
Culuna E = Texto da postagem
Culuna M = Curtidas da postagem
Culuna N = Comentários da postagem
Culuna O = Reações da postagem
Culuna P = Compartilhamento da postagem
Culuna Q = Engajamento da postagem
Culuna R = Comentários respondidos da postagem
Culuna S = Comentário base da postagem
Culuna T = Comentários Replicados da postagem
Culuna U = Curtidas no comentário da Postagem
Culuna V =Figurinha Coração
Culuna W =Figurinha Ho Ho
Culuna X =Figurinha Risada
Culuna Y =Figurinha Triste
Culuna Z =Figurinha Raiva
Culuna AA =Figurinha Flor.


A parti deste relatório podemos buscar as postagens mais relevantes dentro de alguns parâmetros.

Vamos buscar as postagens com maior numero de curtidas em dezembro de 2018


Coluna M likes_count , seleciono as 2 postagens mais curtidas, uma com 1969 curtidas e outro com 1019 curtidas

Tivemos então como postagem mais curtida uma Video sobre refugiados.


Vamos agora repetir o processo para outro concorrente, a Ricardo Eletro
apos alguns minutos de espera...
Temos uma pagina com mais postagens, e bem menos comentários e reações.
após baixar o arquivo zipado no final da pagina, vamos abrir o arquivo  fullstats.tab e filtrar pelas postagens mais comentadas.

temos uma postagem sobre uma promoção de piscina.


Podemos fazer varias descobertas interessantes, analisando reações, engajamentos, curtidas e etc.
desta forma podemos mapear as estrategias que estão dando certo ou errado para tomar decisões referente a paginas que administramos.